Feios

10 de maio de 2010, por

Resumo

Título:

Feios

Autor:

Scott Westerfeld

Editora:

Galera Record

Páginas:

415

Publicação:

2012

ISBN:

9788501083708

Preço:

54,90

Avaliação:

Confesso que estava sentindo falta de uma ficção científica nesse estilo. Sou fã de clássicos como Admirável Mundo Novo, 1984, Eu RobôFeios é um daqueles livros que te faz pensar em como algumas escolhas que fazemos podem chegar um dia a um nível impensado, mas possível. A resenha publicada na Livraria da Folha, classifica o livro como “um casamento entre 1984, de George Orwell, e Diário da Princesa, de Meg Cabot”. Apesar de parecer esdrúxulo, acredito que seja bem por aí mesmo. Não li nenhum livro da série O Diário da Princesa, mas a abordagem jovem dada a história torna-o um provável sucesso juvenil.Mas, de forma alguma, o livro se restringe a ser apenas mais um sucesso teen. Não que um livro erigido a sucesso teen não tenha qualidades, pelo contrário, muitos são fantásticos. Mas o pano de fundo de Feios é o que chama a atenção, e promete fazer algumas cabecinhas entrarem nos eixos.

Em um mundo de perfeição, o normal é feio.

Tendo como mote a surreal popularidade das cirurgias plásticas entre jovens, o autor cria um universo onde, ao completarem 16 anos, as pessoas são submetidos a uma série de cirurgias plásticas a fim de torná-las “perfeitas”. Nesse mundo futurista, a protagonista Tally Youngblood não vê a hora de completar a idade limite e tornar-se perfeita, até a hora em que se vê envolvida com um grupo de resistência e percebe que a perfeição não é tão perfeita assim. Nossa, muita perfeição para uma frase só…

As críticas ao atual culto à beleza são muitas, juntamente com as feitas às nossas primitivas formas de utilização dos recursos naturais. Tomara que a série consiga dar uma sacudida na cabeça dos jovens leitores. Acho que é o principal objetivo do autor. Ganhar dinheiro também, é claro.

O pior é ter que esperar a continuação do livro. São quatro volumes, sendo o segundo, Perfeitos, com previsão de lançamento em agosto.

Uma boa notícia é que, segundo o autor, já estão abertas as conversas para uma possível adaptação cinematográfica da série. Vamos esperar!

6 Comentários

  • Nathália Neves 10 de maio de 2010 às 09:28

    Simplesmente fantástico seu post!
    Confesso que a princípio o livro não me interessou muito, não sei o porquê!
    Mas depois da sua dica e do que andei lendo por aí, fiquei realmente curiosa!!!

  • Lorran Feital 10 de maio de 2010 às 10:49

    O livro é realmente muito bom.
    Vale a pena sim.
    Depois eu te empresto. 😉

  • Juliana Marton 11 de maio de 2010 às 00:09

    dá vontade de ler. mas, não sei porque, me lembra Saramago. e eu não gosto do autor. deve ser só impressão, mesmo.

    adorei o blog! :*

  • Nathália Neves 1 de julho de 2010 às 10:21

    Simplesmente fantástico seu post!
    Confesso que a princípio o livro não me interessou muito, não sei o porquê!
    Mas depois da sua dica e do que andei lendo por aí, fiquei realmente curiosa!!!

  • Raquel 30 de julho de 2010 às 23:21

    Eu fiquei com curiosidade súbita em feios desde antes o lançamento. Todo mundo comentava e parecia já fazer sucesso antes mesmo de chegar às livrarias. Eu tampouco tinha escutado muito sobre Scott Westerfield ou lido sobre algum livro seu. Então minhas amigas resolveram fazer um amigo secreto de livro e esse foi um dos meus pedidos.
    Para uma garota acostumada com bastante romance, ação, coisas sombrias e sobrenaturais, algumas até leves, chick-lit. Feios, eu percebi, exegiria uma atenção a mais quando eu fosse ler só pela falta de costume de ser muito mais narrativa que diálogos e narrativas elaboradas, bem feitas e que é preciso ler nas entrelinhas. É muito aventura, e me surpreendi em não ficar entediada ou com preguiça de devorá-lo. Adorei, e estou pronta para o próximo 🙂

Deixe aqui a sua opinião!