O Peso do Silêncio

12 de maio de 2010, por

Resumo

Título:

O Peso do Silêncio (The Weight of Silence)

Autor:

Heather Gudenkauf

Editora:

Harlequin

Páginas:

352

Publicação:

2010

ISBN:

9788576872795

Preço:

R$ 40,00

Avaliação:

Às vezes sofro de uns preconceitos tolos, mas que no final das contas acabam se superando e me ensinando bastante. O que é bom, pois abre horizontes que eu jamais pensaria explorar. Há alguns dias vi nas livrarias o novo lançamento da Harlequin, O Peso do Silêncio. Oquêi, a capa é sombria, a resenha promissora, mas me peguei perguntando: Harlequin?

A verdade é que para mim, a Harlequin Books se resumia àqueles romances de banca água com açúcar. Nada contra, mas pelo que propunha o novo livro, me parecia um tanto fora do contexto. A Nathália foi a responsável por me deixar ciente de que a editora não se restringia aos romances de banca, e no final das contas acabei convencido a comprar o livro.

E, para calar a minha boca – pelo menos o meu preconceito –, surpreendi-me absolutamente extasiado ao fim da história, ao constatar que se tratava de um romance policial de extremo bom gosto.

O Peso do Silêncio foge um pouco à característica violenta dos romances policiais. Sou fã de Rubem Fonseca e seu jeitão descarado, bem como de Dennis Lehane, autor que tem a violência como tema principal. Heather Gudenkauf é mais sutil, bem mais sutil, talvez por isso mesmo tenha caído como uma luva na Harlequin Books.

O livro tem uma trama policial onde o aspecto psicológico dos personagens é mais importante do que o próprio caso policial em si. Não à toa, a história é contada, a cada capítulo, por pontos de vistas diferentes. São seis personagens que dão vida a narrativa, revelando, sob os mesmos acontecimentos, aspectos, sentimentos e desejos completamente diferentes.

Tudo acontece quando acontecimentos isolados levam ao sumiço de duas amigas de apenas 7 anos, Calli e Petra. A primeira deixou de falar anos atrás devido a um acidente familiar e encontrou na amiga sua voz e alma gêmea. Calli torna-se a maior testemunha dos acontecimentos, e é nessa hora que percebemos como o silêncio pode ser sufocante.

Tensão até a última página, O Peso do Silêncio é daqueles livros que não dá para parar de ler. Daqueles que você puxa o ar e só solta quando fecha o livro. Se não ficar sem ar antes, acaba envolvido por uma trama de altíssima qualidade.

Com maestria e beleza, Heather Gudenkauf nos oferece um romance em que são contrapostos sentimentos de culpa e desejo, devoção e honestidade, situações que permeiam sonhos, escolhas e experiências durante o curso de nossas vidas.Uma narrativa vívida e honesta que vai permanecer na memória por muito tempo depois de a última página ser lida.

6 Comentários

  • Nathália Neves 11 de maio de 2010 às 17:38

    Acho que todos nós temos algum tipo de preconceito assim e uma hora acabamos quebrando a cara! rs
    Pelo menos a dica valeu e você gostou do livro!!!
    Eu só fiquei mais curiosa com sua resenha! =)

  • Carol Reis. ♥ 11 de maio de 2010 às 23:37

    Fiquei super curiosa para ler. :]

  • Lorran Feital 11 de maio de 2010 às 23:45

    O livro é ótimo.
    Vocês vão adorar.

  • Hérida Ruyz 15 de maio de 2010 às 16:34

    Olá!
    Eu amo romance policial, e a Harlequin está lançando edições de livrarias muito legais.
    Adorei sua resenha,e o livro já está na minha lista.
    BJs

  • Nathália Neves 1 de julho de 2010 às 10:20

    Acho que todos nós temos algum tipo de preconceito assim e uma hora acabamos quebrando a cara! rs
    Pelo menos a dica valeu e você gostou do livro!!!
    Eu só fiquei mais curiosa com sua resenha! =)

  • Raquel 30 de julho de 2010 às 23:13

    Eu vi na Saraiva há um tempo, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa e depois busquei pela sinopse em curiosidade. A narrativa parece ser bem elaborada, não entendi claramente depois que acabei de ler, mas deu pra achar o objetivo e do que se tratava o livro. Só que tampouco continuei a ler.
    Me deu curiosidade agora com sua resenha 🙂 Romances policiais sempre são bons!

Deixe aqui a sua opinião!