O Símbolo Perdido

21 de abril de 2010, por

Resumo

Título:

O Símbolo Perdido (The Lost Symbol)

Autor:

Dan Brown

Editora:

Sextante

Páginas:

496

Publicação:

2009

ISBN:

9788599296554

Preço:

39,90

Avaliação:

É engraçado como referências ruins podem facilmente nos conduzir ao erro. Após ler o excelente O Código Da Vinci, procurei outros títulos do autor, esperando encontrar a mesma qualidade. Mas o problema de se usar o “melhor” livro de um autor como referência é que acabamos esperando que todos os seus livros estejam no mesmo nível. Nem sempre estão. Contei que resolvi ler Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak, após ler A Menina que Roubava Livros. Neste caso, a experiência foi positiva. Mas nem sempre é. O segundo livro que li de Dan Brown foi Fortaleza Digital, seu primeiro livro – sim, eu tenho mania de querer ler as obras dos autores por ordem cronológica – e, neste caso, acabei relegando Dan Brown a segundo plano. Fortaleza Digital não é ruim. Mas também não tem nada demais – pelo menos comparado a O Código Da Vinci. Acabei não lendo nenhum de seus outros títulos. Tampouco fiquei empolgado com o lançamento de O Símbolo Perdido. Tudo por causa da má impressão que Fortaleza Digital me causou.

Um dia desses resolvi assistir Anjos e Demônios na TV, num canal à cabo qualquer.

– Opa… até que não é ruim não, ein?!, pensei. Acho até que vou comprar o livro.

Foi aí que resolvi ler O Símbolo Perdido. Meu erro foi comparar livros com objetivos diferentes. A narrativa envolvente e o thriller eletrizante – marcas de Dan Brown – estão presentes em Fortaleza Digital, mas o grande diferencial do autor são seus temas pouco ortodoxos e seu gosto por mistérios.

E esses aspectos estão de volta na mais nova aventura de Robert Langdon. Os livros de Dan Brown são uma espécie de catalizador de novos conhecimentos. É impossível lê-lo por inteiro e não fazer pelo menos uma pesquisa no Google sobre alguns temas abordados – por menor que seja. Tenho na minha estante pelo menos cinco livros comprados por influência de O Código Da Vinci. Pode parecer exagero, mas é verdade.

O Símbolo Perdido segue também esse caminho. Só que nesse caso terei que comprar a Bílbia. Minha grande crítica a este livro é justamente no ponto onde ele é mais interessante. Acho que dessa vez Dan Brown pegou pesado no misticismo. O livro vem eletrizante, com um vilão daqueles e uma charada simbólica muito boa. Mas o desfecho… não me convenceu muito.

O tema central gira em torno da Francomaçonaria, da Ciência Noética e dos Antigos Mistérios. Dan Brown faz uma salada mista com esses temas e desenvolve uma teoria sobre como a releitura dos saberes antigos de forma correta é importante, uma vez que grande parte dos grandes avanços modernos se deram através de estudos de textos milenares. O que se deve fazer então é abrir os olhos e compreender a verdadeira mensagem dos antigos ensinamentos.

Leite para as crianças e alimento sólido para os adultos. – Coríntios

5 Comentários

  • Iris 21 de abril de 2010 às 10:25

    Entre todos os livros do Dan Brown, meu preferido é Anjos e Demônios. Na verdade, eu não gosto de Código da Vinci e ainda não li o Símbolo Perdido para opinar 🙁
    Beijos

  • Nathália Neves 21 de abril de 2010 às 13:39

    O Código Da Vinci é fantástico… E gostei muito de Anjos e Demônios também!
    Acho que agora eu 'preciso' ler O Símbolo Perdido! =)

  • Roberta Migueis 21 de abril de 2010 às 21:41

    Eu li todos os livro do Dan Brown, exceto O Símbolo Perdido. Dentre eles, fico também como preferido com o Anjos e Demônios, Vittoria Vetra é uma mocinha muito mais interessante que a fofa Sophie.

    =)

  • Lorran Feital 25 de abril de 2010 às 19:09

    É… acho que vou ter que ler Anjos e Demônios.
    Já até comprei. Depois digo o que achei.

  • Madiel Max 28 de julho de 2010 às 01:43

    Olá, eu já li quase todos os livros de Dan Brown (Codigo da Vinci, anjos e demonios, fortaleza digital, e ponto de impacto), eu lendo o último (símbolo perdido)só para satisfazer o meu ego. Adoro as histórias do Dan Brown, segue a lista dos meus 3 favoritos.

    1°)Anjos e Demonios
    2°)Ponto de Impacto
    3°)Simbolo Perdido (até onde li gostei)

    Abraços

    Madiel Max

Deixe aqui a sua opinião!